Pages

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

É muito fácil ser pedra. Difícil é ser vidraça.

É muito fácil ser pedra. Difícil é ser vidraça.  – #1minutodecoragem


“É muito fácil ser pedra. Difícil é ser vidraça”. Esse é um provérbio chinês, mas bem que poderia ser o epitáfio grafado na minha lápide. Porque só quem dá a cara à tapa sabe a dor de ser vidraça.Viver de expor opiniões, de quebrar tabus e de tentar disseminar pensamentos um pouquinho mais liberais em uma sociedade ainda muito preconceituosa pode parecer um trabalho fácil. Afinal, quem não gostaria da boiada de poder escrever um texto sobre sexo sentado no conforto do seu sofá, com a TV ligada na Sessão da Tarde, e ainda de quebra ganhar alguns milhares de seguidores no Facebook? Acontece que as coisas não são bem assim, meu caro. E nesse momento, vem a calhar uma frase que minha mãe me dizia sempre que eu reclamava de ter que cumprir alguma obrigação nessa nada mole vida: se quer moleza, minha filha, senta no pudim.
Nessa vida, todo mundo nasce com livre arbítrio. E há os que usam dessa liberdade para escolher sentar no pudim. Conheço punhados deles. Gente que sempre se exime de dar opinião – afinal, ficar em cima do muro parece menos arriscado do que saltar para um dos lados. Que se puder ir no embalo das ondas, maravilha – “deixa a vida me levar, vida, leva eu”. Que não se joga de cabeça em nada do que faz, porque há a chance de dar errado. Que usa um batonzinho cor da pele, porque batom vermelho é coisa de puta. Que prefere um cafezinho morno, porque o quente queima a língua e o frio é ousado demais. Que prefere uma comidinha sem tempero, porque pimenta arde demais a boca, alho deixa bafo e sal aumenta a pressão. Que prefere um verde-musgo a um verde-sinuca, porque o verde-musgo é mais discreto, mais social, mais versátil. Ah, se eles soubessem como a dor de ser vidraça deixa cicatrizes bonitas na gente…
E nos deixa mais fortes. A minha vidraça, hoje, já é blindada, de tanta pedra que tomou. Dos machistas, dos misóginos, dos conservadores, dos reacionários, dos defensores da moral e dos bons costumes. Enfim, de toda essa gente que vive podando a felicidade alheia. E é aquela velha história: o que não mata fortalece. É preciso coragem para dar a cara à tapa e se dispor a tomar umas pedradas? É claro. Mas vale a pena – quem já chegou lá garante. Portanto, deixe o medo de lado. #1minutodecoragem pode mudar a sua vida. #1minutodecoragem pode ser o que você precisa para deixar seus dentes cravados na maçã vermelha, suas unhas cravadas na carne dele, sua marca cravada no planeta Terra.
E para aqueles que, ainda assim, insistem em jogar pedras, um recado final: suas pedras de recalque batem na minha vidraça blindada e voltam para vocês em forma de germes, mau hálito e placa bacteriana.


By CSV

0 comentários:

Postar um comentário