Pages

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Mitos e verdades sobre sexo durante a menstruação

menstruação pode envolver vários dilemas quando envolve o sexo. Por isso, conversamos com um ginecologista para acabar de vez com as dúvidas. Confira os mitos e verdades que envolvem o sexo durante a menstruação.
Mitos e verdades sobre sexo e menstruação

Ter relações sexuais com frequência impede que haja menstruação?
Mito! A relação sexual frequentemente não influencia no controle hormonal e, consequentemente,  não consegue impedir a menstruação.
É proibido fazer sexo durante a menstruação?
Não é proibido, mas o cuidado para evitar infecções e desconforto deve ser maior. Segundo o ginecologista Dr. Jurandir Passos, nesse período, o pH vaginal se altera. “Nessa época, a mucosa vaginal encontra-se mais fina e pode haver mais desconforto durante o ato sexual”, afirma ele.
A menstruação aumenta a sensibilidade da mulher ao toque?
Verdade! Nesse período, a mucosa vaginal da mulher fica mais fina e sensível e isso pode ajudar a aumentar a excitação. Por outro lado, por aumentar a sensibilidade, o ato pode gerar um grande desconforto. Tudo vai depender da interação do casal para atingir o máximo de prazer.
A vontade de fazer sexo aumenta no período menstrual?
Mito! Não há diferença na libido durante esse período. Mas, durante a ovulação, essa vontade pode ser maior, pois há um aumento natural dos níveis da testosterona, hormônio que aparentemente aumenta o desejo sexual da mulher.
Após a menopausa, o desejo sexual da mulher diminui?
Mito! Não correndo mais o risco de engravidar, muitas mulheres acabam por liberar sua sexualidade e o desejo sexual pode até aumentar.
“No período da menopausa, a mulher pode apresentar um pouco de desconforto no momento da relação devido à menor elasticidade e lubrificação vaginal, mas, com a utilização de alguns lubrificantes, esse desconforto é contornado”, explica Jurandir.
A menstruação pode transmitir alguma doença para o parceiro?
Verdade! O risco de transmissão de algumas doenças, como a AIDS e a hepatite do tipo C aumenta quando em contato com o sangue. Além disso, para o homem, há a possibilidade de desenvolvimento de infecções na próstata com a necessidade de tratamento com antibióticos. Por isso, a utilização de preservativos nunca deve ser esquecida.
Ter relações durante a menstruação aumenta o risco de engravidar?
Mito! O risco de engravidar nesse período é igual aos demais. Se a relação ocorrer no final do ciclo menstrual, o espermatozóide tem a possibilidade de sobreviver dentro do sistema genital por até três dias.
Outra questão, que pode levar a mulher a achar que engravidou durante o período menstrual, é a ocorrência eventual de escapes menstruais, que são sangramentos pequenos e que podem acontecer durante a vida menstrual da mulher. Esses escapes podem fazer com que ela se confunda na contagem dos dias possa ter relação em um período fértil, o que aumenta o risco de gravidez inesperada.
Consultoria: Dr. Jurandir Piassi Passos, ginecologista, obstetra e especialista em medicina fetal do Lavoisier Medicina Diagnóstica

By G.A.


0 comentários:

Postar um comentário