Pages

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

O Que Significa Dizer Que Você Está Da Cor Do Pecado

O Que Significa Dizer  Que Você Está Da Cor Do Pecado

Somos a geração da ‘tolerância’ e da ~igualdade~, mas ainda achamos que “mulata boa” é elogio. E se oprimimos e objetificamos a mulher, fico triste em constatar que o fazemos com ainda mais intensidade quando se trata de uma mulher negra. Não é preciso ir muito longe pra se deparar com essa triste realidade. É só ligar a TV no mês de fevereiro: quem samba nua não é a menina magrela. Não é a gordinha branca. Não é a loira peituda. É a mulata farta.
É só prestar atenção: as piadinhas de mau-gosto dirigidas à mulher branca, na rua, são diferentes das piadinhas para as negras. A mulher branca é princesa, boneca, gostosa, no máximo. A mulher negra é potranca gostosa. “Se te pego, faço estrago, nega boa.” Contra a mulher negra a violência é elevada à máxima potência, porque prevalece a cultura do sexo brutal, sujo, violento e clandestino. De uma espécie de escravização sexual assustadora.
Convenientemente, depois de constatar que ainda é extremamente difícil ser mulher no século XXI, constatei, com muito lamento, que é ainda mais – infinitamente mais – difícil ser uma mulher negra no Brasil. A mulher branca ainda é coisificada e vitimada pelo machismo – afinal, lamentavelmente, ninguém escapa. Mas a delicadeza européia foi legada a ela. E à mulher negra restaram as ancas largas, o biotipo avantajado, o corpo fogoso e a alma suja, indigna de delicadeza.
A mulata tem bunda grande e sexo fácil. Fácil de vender pra gringo no carnaval. Vende-se a globeleza, vende-se a passista – vende-se a dignidade da mulher brasileira por um preço ínfimo. Guarda-se a cultura colonial, porque ela ainda convém.
Não digo, com isso, que a mulher negra não se casa. Não encontra parceiros bacanas e estáveis, que a respeitem e a enxerguem como a mulher digna que ela é. Digo, apenas – e, acredite, com muito lamento – que a sexualização da mulher negra é muito mais explícita. É machismo e racismo juntos. É letal.
A comercialização da beleza negra é tão absurda quanto assustadora, porque representa uma violência não contra a mulher negra – mas contra toda mulher brasileira. Contra mim e contra você, mesmo que tenha o cabelo fino, os lábios pequenos ou os olhos claros. Todas nós – que temos um pouquinho de cultura afro-brasileira nas veias – somos violentadas pela cultura da mulata de exportação,que originou uma terrível imagem da mulher brasileira: a mulher feita pra trepar no carnaval e depois pedir a mão de uma mulher branca e digna. O Paraíso de belas praias e belas bundas.
Somos as mulheres do carnaval. As mulheres de “comer”, porque as “de casar” estão na Europa – com suas bundas bem guardadas em calças manequim 38, enquanto as nossas estão saltitando na avenida, “cobertas” por um fio dental, sendo esfregadas pela mídia na cara do Sinhozinho que só veio fazer turismo sexual, que desrespeita o nosso Povo mas paga em Euro.
A sexualização a partir da cor da pele – ou do biotipo, ou da classe social, ou do tipo de roupa – não é elogio. É violência. Somos todas brasileiras. Somos todas mulatas. E ainda somos de exportação – enquanto persistir essa cultura que – mesmo sem perceber – nós alimentamos.



By CVS

0 comentários:

Postar um comentário