Pages

quarta-feira, 24 de abril de 2013

15 MITOS SOBRE RELACIONAMENTOS AMOROSOS – 2 DE 3

Segue aqui mais 5 mitos sobre relacionamentos amorosos.




Mito 6 – Amor constante

Imagine um relacionamento em que não haja espaço para outras emoções que não girem em torno do relacionamento amoroso.
Se o casal é feito de duas pessoas separadas e com vidas independentes que se conectam por uma escolha consciente é natural que surjam conflitos que estejam além da trama amorosa. Nem sempre ele está tenso porque você falou algo errado. Na maior parte das vezes você própria está confusa com fantasias que criou para si mesma. Naquele dia que você está tomada pela tristeza ela rouba espaço para o encantamento do relacionamento amoroso e isso não anula o sentimento de amor.
O amor é mais parecido com um anfitrião generoso que convive com uma diversidade de convidados mais ou menos indigestos. Essa é a beleza do relacionamento, poder sentir amor ainda quando não se ama.

Mito 7 – Transparência

Quem disse que o casal precisa ter acesso a todos os quartos escuros um do outro. Ele não precisa ter todas as senhas de sua vida e muito menos acesso aos cofres de suas emoções.
Um casal pode e deve manter áreas intocadas de sua vida sem que se crie uma fusão de personalidades. Existem vidas separadas e distintas e um passado que não foi vivido em comum.
Conservar espaços individuais sem que o outro tenha acesso garante até a qualidade de vidas pessoais e enriquece a troca afetiva. Os assuntos ganham diversidade e até um ar de mistério necessário para o sentimento de unicidade.
Sustentar um quarto preservado do outro é bem diferente de falsidade, mentira ou traição. Intimidade é sinal de saúde emocional e não obscuridade.

Mito 8 – Amor Único

“Ele foi meu grande e único amor”, essa frase triunfal é prova dessa ideia enganosa. Normalmente ela é atribuída a visões idealizadas de um relacionamento recente. O impacto que um relacionamento recém terminado faz a maior parte das mulheres defini-lo como o maior e único. Depois de 10 anos de múltiplas tentativas ela tem meia dúzia de grandes “únicos” amores.
É comum também atribuir esse status a um relacionamento que foi interrompido naquela fase inicial em que as ambiguidades e inconstâncias do convívio constante não ficaram evidentes. Aquela imagem congelada se torna a eleita para assumir o posto de fantasia predileta para recorrer sempre que a realidade não suprir as expectativas.

Mito 9 – Liberdade

“Quando se ama tudo pode!”. Esse delírio coletivo que se prega a liberdade como valor supremo de uma vida é mais parecido com a loucura do que sanidade. Numa sociedade herdeira de séculos de moralismos e repressões passamos a imaginar que não devemos mais lidar com limites, renuncias ou sacrifícios.
Se o parceiro se torna uma restrição à sua felicidade individual deve ser tirado do meio do caminho em favor do sonho pessoal. Será? Será que o anseio por liberdade não se tornou desculpa para a irresponsabilidade de uma pessoa que recusa qualquer forma de contrariedade aos seus gostos e desejos?

Mito 10 – Telepatia

Goste ou não os Adultos se comunicam pela fala. Mas a pessoa infantilizada fantasia que deveria ser ouvida sem ao menos falar.
Ele não vai entender o que você quer dizer porque você deixou nas entrelinhas. O que sua realidade interna considera real pode ser apenas um gesto imperceptível para ele. Não quer dizer que ele não te ame ou esteja atento ao que você quer.
Ele simplesmente não leu seus pensamentos, só isso. Se quer ser compreendida, comunique-se sem jogos ou rodeios.

0 comentários:

Postar um comentário