Pages

quarta-feira, 3 de abril de 2013

A Bissexualidade Feminina no Brasil


O Professor Oswaldo Rodrigues do Instituto Paulista de Sexualidade (www.inpasex.com.br) é um dos maiores especialistas do Brasil e mundo sobre sexualidade humana. O PLÁ conversou com o Professor Oswaldo sobre um tema que está dando o que falar, a bissexualidade feminina.
Plá – Há algum motivo para acreditar que a bissexualidade feminina esteja aumentando no Brasil nos últimos anos?
OR - De maneira alguma. Os padrões de homossexualidade e bissexualidade parecem estar mantidos em percentagens semelhantes ao longo das décadas. Existe uma tolerância maior com a bissexualidade feminina, tanto por parte de homens heterossexuais quanto mulheres heterossexuais. O mesmo não ocorre com homens bissexuais que são rechaçados tanto por homens quanto por mulheres heterossexuais. Com maior visibilidade homossexual nas últimas décadas, mais mulheres puderam apresentar-se aos amigos como bissexuais. Além de existirem mais mulheres homossexuais do que homens, o mesmo se aplica a mulheres bissexuais. Isto faz com mais bissexuais mulheres apareçam socialmente. Então a tolerância com a bissexualidade feminina é o que permite maior expressão social. Esta possibilidade sempre foi percebida pelos homens heterossexuais como algo desejável, o que facilitou a tolerância para esta forma de diversidade sexual.
Plá - A bissexualidade feminina ocorre por influência da mídia ou o contexto social?
OR - A mídia não influencia as expressões sexuais, a mídia reflete o que ocorre. O contexto social de tolerância com a bissexualidade feminina é o que facilita mulheres experimentarem o relacionamento sexual com outras mulheres. Nem sempre a manutenção do comportamento bissexual ocorre ao longo de décadas. Muitas vezes relaciona-se a fases de experimentação, a exemplo da adolescência, ou algumas oportunidades ou de percepção de necessidade de manutenção de algum relacionamento que interesse a esta mulher em particular.
Plá - Qual seria o principal motivo para uma mulher escolher a bissexualidade ao invés da homossexualidade?
OR - A bissexualidade permite a uma mulher manter as outras funções e papéis designados às mulheres, a exemplo de engravidarem, darem a luz e cuidarem de bebês. Torna-se mais fácil, socialmente plausível e aceito, resolvidas as necessidades. Muitas vezes a mulher percebe que a homossexualidade exclusiva torna-se conflitante para manter uma vida que tenha escolhido, mas que com a bissexualidade poderá manter os vários projetos de vida que pretende para o futuro. Existem teóricos que creem que a bissexualidade seja o caminho biologicamente natural do ser humano.

0 comentários:

Postar um comentário