Pages

terça-feira, 9 de abril de 2013

Confira alguns 'defeitinhos' no corpo feminino que são normais


pelo nos seios, umbigo proeminente: se incomodar, tem solução!



Veja dicas de como amenizar os probleminhas / Foto: Getty Images

O corpo feminino é mesmo cheio de mistérios. Mas nem todos são difíceis de desvendar. Pelo menos, não para um especialista, como é o caso da ginecolo-gista e obstetra Erica Mantelli.

Com base em questões que perturbam mulheres, resolvemos correr atrás de explicações e soluções para detalhes do corpo ou do seu funcionamento que incomodam a elas.

Adiantamos: o que parece ser um problema e que, por vezes, pode atrapalhar o desempenho sexual ou maltratar a auto-estima, pode ser resolvido com uma simples consulta com um especialista. Listamos cinco desses 'tormentos', abaixo:





·                                 1
Pelo nos seios
Segundo a Dra. Mantelli, é normal ter pelos nas mamas, principalmente na auréola, porque a pele contém folículos pilosos, locais onde há formação dos pelos. "Existem alterações hormonais que aumentam a quantidade de pelos nesta região", explica a especialista. "A pele das mamas e auréola são mais finas e sensíveis, por isso a depilação com cera não é recomendada. O ideal é retirar os pelos desta com região com lâmina, pinça ou depilação a laser", recomenda.
·                                 2
Ejaculação feminina
Não é tão comum. Mas acontece e, para muitas mulheres, inibe na hora da relação sexual. É a chamada 'ejaculação feminina', que ocorre com o orgasmo. A Dra. Mantelli explica: "Durante a fase de excitação da relação sexual, ocorre aumento da lubrificação da vagina para facilitar a penetração e o ato sexual. Em algumas mulheres ocorre também a excreção de um líquido pela glândula de 'skene' (localizada perto da uretra), que é diferente do líquido para a lubrificação da vagina". E tranquiliza aquela que sofre com a questão: "Este não é nenhum problema e, por isso, não precisa de preocupação e nem de tratamento. É bom esclarecer que esse líquido não deve ser confundido com a urina. Se durante o ato sexual houver saída de urina, a mulher deve procurar seu ginecologista", sugere.
·                                 3
Terceiro mamilo
"É uma alteração congênita. Durante a formação do embrião pode acontecer o desenvolvimento de mais de duas glândulas mamárias, podendo ser completa (glândula com auréola e mamilo) ou incompleta (apenas glândula)", explica a especialista. "O tratamento é cirúrgico e deve ser realizado não só por questões estéticas, mas também porque podem doer e ficar inflamados durante a gestação e período de amamentação, além de gerar constrangimento e até mesmo repercussões psicológicas negativas", avalia. Mas, segundo a Dra. Mantelli, se esta alteração não incomodar, não é necessário se preocupar, apenas realizar acompanhamento de rotina com seu médico.
·                                 4
Umbigo 'proeminente'
"O umbigo mais proeminente é questão anatômica, porém essa situação pode se agravar se houver hérnia umbilical", esclarece. "O ideal é conversar com seu médico para avaliar se o aspecto do seu umbigo está normal ou se tem hérnia associada", recomenda a Dra. Mantelli.
·                                 5
Grandes lábios atrofiados
É quando os grandes lábios são menores do que os pequenos lábios, o que pode incomodar bastante, especialmente durante a relação sexual, com o movimento do pênis. "Pode acontecer, principalmente, em mulheres após a menopausa, pois a queda hormonal desta fase faz os grandes lábios 'murcharem', por queda do tônus. Existem tratamentos que melhoram muito o aspecto da região íntima, como preenchimento e cirurgias". Sempre converse com seu ginecologista e tire suas dúvidas para entender se o que acontece com você é normal ou se há necessidade de tratamento.

Por Renata Pinheiro

0 comentários:

Postar um comentário